Why the British are the greatest pirates in the world, ou qual foi a minha impressão no British Museum

Mais um dia de museu para mim, acordei um pouco tarde, preparei meus sanduiches e parti para o British Museum. Não sabia muito o que esperar do museu, afinal ver objetos em estantes não é muito divertido, mas chegando lá mudei de idéia. Também como o título do posto diz, não acreditava que os britânicos tivessem roubado tanto de todos. O que os franceses não conseguiram pegar para si, os ingleses pegaram.

No museu encontra-se a Rossetta Stone, aquela que foi usada para decifrar os hieroglifos egipicios – e que foi roubada dos franceses (pirates!). Listar tudo o que tem no museu seria inviável. Mas para dar uma idéia da quantidade de coisas que eles tem, talvez baste mencionar que 60% das esculturas da fachada do Parthenon grego estão no museu. Se isso não serviu ainda, a querida e mundialmente famosa Cleopatra também está lá, exposta para todos verem.

Uma das coisas que eu achei fantásticas do museu é que há algumas pessoas com objetos reais, que tu pode pegar e mexer, elas também contam a história dos objetos e para o que serviam, etc. Falei com um senhor que tinha algumas moedas romanas. Ele me contou quanto valiam as moedas na época, como acharam elas e sobre a diversidade das moedas (há mais de 75 moedas de mesmo valor com desenhos diferentes).

Nesse museu, mais uma vez, me dei conta de como seria diferente ter aprendido história antiga visitando esses museus. Eu teria adorado estudar a vida dos romanos, dos gregos, etc. Tudo o que vemos em livros, vasos, pratos, instrumentos, etc são realmente reais, e estão aqui expostos. Acho que eles não se dão conta dessas vantagens que eles tem no ensino, não devem nem valorizar as visitas aos museus.

Encontrei a Lu no final do dia, ela queria me mostrar a loja de carimbos (de onde veio meu carimbo de pingüim). A loja fica próxima do British Museum e tem absolutamente tudo que é tipo de carimbos. Depois de lá fomos até a Lush, famosa loja de produtos para banho, queria ter uma banheira novamente para comprar umas bolas de banho. Compramos cookies e encerramos o dia, tinha voltado a chover.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *