Passeio Arquitetônico

O dia começou bem, o café da manhã incluso na diária é para Ogros! Comi o suficiente para aguentar o dia, talvez mais do que o suficiente, tinha ovo duro, frios, pães, sucrilhos, sucos, café, chá, etc… Só não pode fazer sanduiche para levar, mas sem problemas, comer aqui não é tão caro assim. Como eu tinha comprado um livro com passeios arquitetônicos e o dia estava bonito, resolvi que era uma ótima oportunidade para caminhar, mas antes fui até a estação de trem comprar minha passagem para Köln.

Meu passeio começou na saída da estação de trem e segui beirando o mar. O lugar que eu fui fazia parte do antigo porto de amsterdam, que foi desativado quando ele se tornou pequeno para a cidade. O guia era bem completo, falando sobre todos os prédios e autores, dei uma lida por cima e resolvi que era melhor ver com meus próprios olhos. Vi vários prédios legais (vocês vão ter que esperar pelas fotos), mas notei algo engraçado eles desenham um prédio e copiam e colam ele várias vezes nos terrenos adjacentes (tá no brasil também se faz isso, mas não um do lado do outro, com o mesmo acabamento, etc). Outra fato que notei é que é impossível diferenciar um prédio velho que foi reformado de um prédio novo com aparência de velho e pedaços modernos. Morar numa dessas ilhas deve ser muito bom, e acho que deve ser extremamente caro também, mas não vi os preços.

No final da minha volta, cheguei na biblioteca, um prédio novo de 7 andares, com muitos livros, revistas, computadores, etc. Poderia passar dias lá dentro se eu soubesse Dutch. Usei um pouco a internet deles, mas resolvi ir para o museu que fica ao lado. Como Stedelijk Museum está em reformas as poucas exposições temporárias estão no Stedelijk Museum CS, então só vi alguns poucos trabalhos. Mas a exposição era muito boa, sobre pintura. Saí de lá com vontade de ver o museu inteiro, terei de voltar para amsterdam quando o museu reabrir!

Voltei do museu a pé, no caminho achei uma Zara, precisava comprar um casaco novo (o meu arrebentou um dos fechos). Achei dois casacos legais, achei que daria uns 65 euros para os dois, mas no caixa descobri que o casaco mais caro custava só 7 euros!!!! Portanto gastei só 32 euros para dois casacos, isso sim que é liquidação! A essa altura eu já estava faminto (e era tarde, mais de 16h), encontrei uma pizzaria no caminho e matei minha fome.

Nas sextas o museu van Gogh fica aberto até as 22h e tem uma programação especial, um DJ coloca música (música calma né) no saguão do museu. Esse museu é imperdível! Eu já gostava de van Gogh, depois de ver todas as obras em ordem cronológica passei a gostar ainda mais. Ele viveu muito pouco, mas produziu quadros ótimos! Fiquei umas duas horas e meia dentro do museu, e só saí de lá pois estava cansado.

Para acabar o meu dia, fui no Burguer King, usar a internet de alguma alma caridosa que não fecha o seu roteador. No hostel 10 horas de internet custam €30! Um roubo! Há planos de wifi da orange/vodafone por um mês inteiro por pouco mais que isso, vou continuar a usar a internet da alma caridosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *