Newgrange

Mais um dia de irlanda, como era o dia de folga do Cartucho e da Tina, resolvemos fazer um passeio pelas redondezas de Navan. Depois de pesquisarmos um pouco o que poderiamos fazer, resolvemos visitar a Newgrange, antiga tumba, que fica próxima a cidade de Slane, uns 15 minutos de Navan. Para chegar lá pegamos um ônibus, mas isso só nos deixou na cidade, o local que queriamos visitar ficava a 10km dalí. Pegamos um taxi, e combinamos para ele nos buscar mais tarde. Chegar no local até que não foi difícil.

Quando eu disse antiga tumba, não era com a conotação de alguns séculos atrás somente. O local tem mais de cinco mil anos. A tumba é uma morro construido pelos antigos habitantes da irlanda, com uma porta que se alinha com o solstício de inverno, iluminando o interior da tumba nesse dia. Dentro e fora da tumba há desenhos antigos, como três espirais, diamentes e zigzags. Uma guia nos explicou todos os possíveis significados daquela tumba, e como ela devia ser usada, etc. Na região há mais de 50 dessas tumbas, mas só duas estão abertas para visitar, uma somente no verão.

O tempo não ajudou muito durante nosso passeio, não deu para curtir a paisagem em volta de Newgrange. Tirei algumas fotos, mas é bastante complexo segurar uma máquina, uma mochila e um guarda-chuva. Nossa visita durou cerca de uma hora, depois voltamos para a sede do parque e visitamos o museu. Mas como ele fechava as 17h, e só chegamos lá as 16h30, não tivemos muito tempo para olhar. Ligamos para o taxista e ele só podia nos pegar as 17h45, sem problemas, podiamos esperar. O detalhe é que o parque fechou, as luzes na entrada (na beira da estrada) se apagaram, e nós continuamos ali esperando o taxista. Ainda bem que ele apareceu, estavamos quase congelados.  Chegando na cidade entramos num pub. Tomei meu primeiro pint de Guinness irlandesa, enquanto esperavamos nosso ônibus chegar.

Mais informações aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *