BCN Day 2

Como já estavamos relativamente familiarizados com a cidade, resolvemos visitar a fundação Antoni Tàpies e entrar na La Pedrera – pelo menos esse era o roteiro inicial do dia. Na fundação Tàpies tinha uma exposição de fotos de um artista iraniano, Bahman Jalali. Muito boas as fotos dele, extremamente fortes e chocantes. Ele tem uma série de fotos sobre a guerra entre irã e iraque na década de 80. Na fundação também há uma coleção permanente de obras do Tàpies, com vários trabalhos muito bons expostos. O prédio da fundação também é interessante, uma antiga editora reformada para abrigar a fundação.

12455
12458
12464
12467
12479
12482
12491
12494

Saímos de lá em direção a La Pedrera, para visitar outra obra do Gaudí, tentei entrar no clima surrealista dele antes de entrar no prédio, acho que funcionou, gostei um pouco mais deste prédio do que da Sagrada Família. Pagando a entrada pode-se visitar o sotão, que abriga um mini-museu sobre o Gaudí; o terraço, que possui várias chaminés revestidas de azulejos quebrados; e um apartamento mobiliado como na época em que foi feito o prédio. O terraço e o sotão são as partes mais interessantes, o primeiro pela vista e pelas chaminés, o segundo por mostrar a estrutura de arcos utilizada para sustentar o terraço. No primeiro andar do prédio há uma sala de exposições, que abriga mostras gratuítas. Estava exposto uma mostra sobre arte em veneza no século 17, ou algo assim.

Encontramos a Maria quando saímos do prédio e fomos atrás de algo para almoçar. Acabamos no mercado La Bocaneira, que fica perto do bairro gótico. Pegamos duas porções de vegetais e saladas num restaurante de comida orgânica e comemos sentados na porta de uma loja, curtindo o sol. As meninas tinham marcado para cortar os cabelos, então fui passear pelo bairro gótico sozinho. Quase me perdi no meio de tantas ruas minúsculas e tortuosas, caminhei por uma hora e meia, deu pra conhecer bastantes partes do bairro gótico.

12500
12503
12506
12512
12515
12521
12527
12539

Como ainda era cedo e queriamos fazer mais alguma coisa no dia, resolvemos ir até o Aquário de Barcelona, que se diz o maior da europa. Foi divertido ver vários peixeis diferentes, uns até bem estranhos. Mas não achei o aquário tão genial, talvez por minha lembrança do aquário de Boston, mas também não lembro se ele era maior que esse aquário. Quando saímos do aquário já era noite, e estavamos com fome. A Maria tinha a indicação de uma pizza boa e barata, feita por argentinos. Fomos atrás da Pizza del Born, que realmente tem uma pizza boa e barata. Ah, eles também vendem alfajores Havana.